Edson Simão Júnior

Meu nome é Edson Simão Jr. (), mas muitos me conhecem por Edinho. Tenho 41 anos, me formei em Publicidade & Propaganda pelo Unitri em julho de 2002. Desde o final dos anos 90 me interesso por internet mas só por volta de 2001 comecei a fuçar mais em desenvolvimento de sites. Sou do tempo das tabelas e, confesso, demorei a entrar na era dos sites semanticamente corretos.

Edson

Em meados da década de 90 comecei trabalhando com edição de imagens em bureaus de pré-impressão. Depois com direção de arte em algumas agências offline. Assim adquiri muita experiência no campo da produção e impressão offset. Já operei até scanner industrial (alguém aí lembra ou já ouviu falar dos Linotype-Hell?).

Já trabalhei como freelancer em tratamento de imagens para agências e fotógrafos. Cheguei a abrir uma empresa com dois sócios mas, por infortúnios e falhas de administração, não foi adiante.

Sou um amante de (quase) tudo dos anos 80. Músicas, brinquedos, desenhos, seriados, propagandas, etc. Pode parecer meio piegas mas acredito que nunca mais vão existir músicas como daquela época. Tenho ótima memória para temas de filmes que marcaram ou não minha infância e adolescência.

E por falar em adolescência, por muito pouco minha área de atuação (e, por assim dizer esse blog) não foi voltada a 3D e animação. Quando eu tinha meus 15 anos gostava muito de mexer com o Autodesk 3D Studio e Animator. Editar trilhas sonoras também era uma paixão. Foi por causa do meu primeiro trabalho em um bureau chamado Nova Editora (e que não existe mais) que Photoshop passou a ser, digamos, minha praia.

Trabalhei na Webroom Soluções Interativas de 2002 a 2004 e, cinco anos depois voltei pra compôr a equipe de diretores de arte e designers de interface. Tenho um imenso prazer em fazer parte da equipe, da qual aprendo alguma coisa nova quase que todo dia.

Nessa empresa desenvolvi e implementei layouts para todo tipo de segmento. Me deu muito prazer e orgulho ter participado de projetos como o Charges, que em 2010 teve sua interface totalmente reformulada e com grande aceitação por seus usuários; BBel, um portal extenso pautado em “tudo sobre organização da sua casa e sua vida”. Além de muitos outros, tanto externos quanto internos.

A Internet, a linguagem, os conceitos e as ferramentas mudam a cada dia. É preciso muito esforço pra poder acompanhar toda essa transformação e a avalanche de informação pode deixar qualquer um meio atordoado, mas essa é a parte boa de todo o processo. Infeliz eu seria se não pudesse acompanhar tudo isso. E agora fico mais empolgado ainda se puder compartilhar um pouco de minha experiência.

DAX tecnologia

Atualmente componho um pequeno mas seleto time em uma startup chamada DAX Tecnologia na qual participo de importantes projetos e (guarde isso!) se você ainda não ouviu falar de algum deles, com certeza ainda vai ouvir! Contaty, Job1 e AbVita.

Pra fechar, gosto muito desse pensamento que li há algum tempo num encontro de publicitários:

Se duas pessoas se encontram e trocam uma moeda, cada uma sai com uma moeda. Se duas pessoas se encontram e trocam uma ideia, cada uma sai com duas ideias.