Ideal para logomarcas e figuras, preparei este tutorial relâmpago para a seguinte situação: Você está desenvolvendo um layout e precisa aplicar a marca do seu cliente. Como muitas vezes acontece, você não tem — ou não te passaram — o arquivo em vetor (Corel ou Illustrator). Esse arquivo então pode ser um GIF ou PNG (ambos sem fundo transparente, claro), mas na maioria das vezes é um JPEG.

Se o fundo for branco, preto, vermelho (R), verde (G) ou azul (B) chapados, relaxe! E esqueça a varinha mágica ou outra ferramenta similar. Você vai usar a opção de mescla do estilo do layer. Vamos lá?

Abra seu arquivo e transforme o background em layer. No meu exemplo usei um arquivo JPEG com fundo branco (E, não, a Adobe não é meu cliente!).

logo exemplo

background

Agora, pra enxergar melhor o recorte, apliquei um fundo verde (estilo chroma key). Do contrário não perceberemos o resultado, já que o layer logo abaixo também é branco.

Pra isso preciso de uma camada por baixo da atual. Na paleta layers arraste o background para o ícone de “create a new layer” (ou pressione Ctrl + J).

duplicando o layer

cópia do layer

pintando o fundo

Pronto, agora vamos à mágica. Dê um duplo clique no layer superior (o background copy) e a caixa de diálogo abaixo aparece.

mesclando o layer atual (blend)

Vamos usar somente a opção de blend, que deve estar em Gray para fundo branco ou preto.

Arrastando o slider da direita (ponto de branco da imagem) para a esquerda vamos gradativamente eliminando a cor definida. Arrastei só um ponto (de 255 para 254) e veja o resultado:

resultado provisório

Já podemos ver a cor verde do layer logo abaixo. Arraste o slider mais para a esquerda para obter o resultado mais adequado à sua imagem.

Ajuste fino

Ainda que você consiga chegar num resultado, digamos, aceitável, pode ser que ainda podemos melhorar. Para um ajuste fino desse “recorte”, mantenha pressionada a tecla Alt e arraste o slider ainda mais pra esquerda. O slider se divide em dois provocando uma espécie de fade na transição.

ajuste fino da mescla (fine-tuning blend)

Experimente na sua imagem a melhor posição para os sliders. No meu caso as posições 160 e 254 ficaram mais do que satisfatórias. Veja o resultado:

resultado

Nesse caso em particular sei que o “A” da Adobe tem fundo branco. Pra resolver isso bastaria criar um novo layer abaixo do atual e criar um quadrado branco.

Pronto! Agora basta desligar/deletar o layer verde de fundo e salvar sua imagem em GIF ou PNG transparente.

Importante: Perceba, olhando para a paleta Layers, que o layer da figura recortada nãoo está com aquele quadriculado típico da transparência. Isso porque o “recorte” que acabamos de executar nada mais é do que uma mescla com o layer inferior. Tanto é que se você der duplo clique nesse layer, vai ver as posições dos sliders como configuramos. Nada impede que você salve o arquivo final com essa transparência provisória, mas se quiser remover o branco (ou a cor) de fundo em definitivo, basta criar um novo layer sobre o atual, selecionar os dois (segure Ctrl ou Shift enquanto clica neles) e aplique o comando no menu Layer > Merge Layers (ou pressione Ctrl + E).

merge layers

recorte definitivo

Indo além

Se caso pra você esse tipo de recorte ainda não fique satisfatório, você pode apelar pra um dos tipos de Matting, uma espécie de removedor de arestas.

Vá ao menu Layer > Matting (desculpe a distorção na imagem, dei uma “encurtada” na lista) e escolha uma das 3 opções que ele oferece:

matting > defringe

defringe de 1px

Costumo usar o Defringe com 1px, geralmente resolve bem. Se quiser experimentar o Remove White Matte (somente para fundo branco) pode ser que o resultado fique menos “agressivo”. Experimente um dos dois e decida pelo que convier.

E é isso. Espero que este processo rápido seja útil. Comente!